Bairro Pequeno (Praga)

Bairro Pequeno (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
Malá Strana (o « lado pequeno » em checo) é a segunda cidade independente de Praga depois da Cidade Velha. Por muito tempo bairro residencial da aristocracia, esta área da cidade soube conservar seus magníficos palácios rodeados por jardins em uma bonita localização entre o rio, o parque de Petřín e a colina do castelo.

A fundação da cidade independente em 1258 apagou todos os vestígios anteriores que remontavam o século X. A cidade gótica foi edificada ao redor de uma grande praça de mercado e da igreja de São Nicolas, patrono dos comerciantes. Esta igreja reconstruída na época do barroco ainda constitui o centro desde bairro.

A localização da (abaixo do castelo) marcou sua função natural como bairro residencial da nobreza: função que foi reforçada depois do grande incêndio de 1571 e que destruiu grande parte dos edifícios medievais que com o tempo deixaram espaço para a contrução das bonitas residências aristocráticas com jardins privados que encontramos atualmente na Malá Strana. As encostas das colinas de Petřín e do Castelo foram também progressivamente condicionadas em jardins dispostos em forma de terraço durante a época barroca (durante o verão são abertos ao público: o jardim Vrtba e os jardins no terraço situados na parte baixa do castelo).

O caráter residencial permitiu preservar os espaços verdes da cidade, assim como também a baixa densidade do bairro que alterna residências aristocráticas, casas burguesas, jardins e pequenas praças.

O que visitar na Malá Strana?

- A Via Real (em sentido invertido) do castelo a Ponte de Carlos: a rua Nerudova, a igreja de São Nicolas, Malostranské náměstí, a rua Mostecká.

- A ilha de Kampa e os arredores da pitoresca praça de Malta: palácio Bucquoy, palácio Nostic, palácio Turba, igreja de Nossa Senhora das Correntes, o muro de John Lennon.

- Os jardins da Malá Strana (abertos entre abril e outubre): os jardins que encontram-se abaixo do castelo, jardim Wallenstein (e o palácio Wallenstein aberto fim de semana), Voyanovy sady, jardim Vrtba, passeio pelo parque de Petřin (aberto todo o ano).

- As igrejas da Malá Strana: São Nicolas, Nossa Senhora das Vitórias, São Tomás, São José, Nossa Senhora das Correntes.

- Dois bonitos museus: a fundação Kampa de arte contemporânea e o Museu da Música.

- A rua Vlašska, de encanto bucólico.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3586
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.0878266   -   Lon : 14.404657000000043
N50° 5' 16.17576 "       E14° 24' 16.765200000155"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Bairro Pequeno (Praga)
Se conhece Bairro Pequeno (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO