Capela dos Castros (Lisboa)

Capela dos Castros (Lisboa)
Lisboa . Lisboa . Portugal
 
capela foi mandada construir no ano de 1644 por D. Francisco de Castro, na altura Inquisidor-geral do reino, com o propósito de albergar o panteão de sua família. Foi edificada junto ao Claustro do antigo Convento de São Domingos de Benfica, actualmente Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

A inauguração da capela data provavelmente de 1648.

Tem uma traça maneirista. A fachada apresenta um portal rectangular, encimado pela pedra de armas dos Castro.

Os monumentos funerários no seu interior são constituídos por urnas de mármore, assentes em pares de elefantes igualmente em mármore. Possuem semelhanças com os túmulos da capela-mor do Mosteiro dos Jerónimos.

Encontram-se aqui sepultados o vice-rei D. João de Castro, a sua mulher, D. Leonor Coutinho, D. Ana de Ataíde, D. Francisco de Castro, D. Violante de Castro, condessa de Odemira e Frei Fernando da Cruz.

O presbitério, com um retábulo tardo-maneirista, foi possivelmente executado por Jerónimo Correia. O retábulo possui também uma tela com a cana da Última Ceia.

A Capela dos Castros ou Capela de Corpus Christi é uma capela localizada em Lisboa, na freguesia de São Domingos de Benfica.

Está classificada como monumento nacional desde 1910.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3562
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.741235   -   Lon : -9.180225
N38° 44' 28.446 "       W9° 10' 48.81"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Capela dos Castros (Lisboa)
Se conhece Capela dos Castros (Lisboa) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO