Catedral de São Vito (Praga)

Catedral de São Vito (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
Sede do arcebispado de Praga, a Catedral de São Vito é o prédio de estilo gótico mais importante da capital tcheca e o centro da sua vida espiritual. Situada no coração do complexo do castelo, é o resultado do trabalho contínuo de vários séculos. A catedral alberga numerosos tesouros históricos e artísticos, desde jóias da coroa até os mausoléus das personalidades mais emblemáticas do reinado, desde os bonitos mosaicos venezianos aos vitrais de estilo Art Nouveau de Alfons Mucha.

O prédio que visitamos hoje em dia é o fruto de uma construção de mais de cinco séculos, onde anteriormente havia uma Rotunda de pedras do século X, e depois uma igreja romana. Desde a Idade Média estão os túmulos de São Venceslao e Santo Adalberto, os santos patronos da Bohemia. No século XIV, uma imensa catedral gótica foi construída por encomenda do Imperador Carlos IV, a qual estaria destinada a albergar o arcebispado recentemente criado. Naquele tempo, tratava-se de realizar uma obra monumental capaz de refletir o status de Praga como capital do Império.

Para começar, o imperador buscou o arquiteto francês Matías de Arras, cujas obras visíveis no coro da catedral lembram o estilo das grandes catedrais francesas. Depois da sua morte, seu sucessor, o renomado arquiteto Peter Parleř, termina o coro adicionando uma abóbada bastante original, formando um espaço amplo, orgânico e dinâmico.
Quando as guerras hussitas começaram, as obras foram interrompidas. Durante os séculos seguintes, uma cúpula barroca e uma elegante galeria renascentista foram adicionadas na torre. Finalmente, a construção foi concluída no século XX sob a direção de Josef Mocker (término da nave e da fachada Oeste).

Além da sua arquitetura, a catedral contém riquezas artísticas e históricas de alta importância: na fachada da entrada sul encontra-se um bonito mosaico veneziano dourado. A chamada “Porta de Ouro” leva diretamente à Capela de São Wenceslao, elegantemente decorada com pedras preciosas, estuques dourados e frescos: é ali onde está o túmulo de São Wenceslao, patrono da Bohemia. Em uma sala oculta, atrás da capela, foram depositadas as jóias da coroa, expostas ao público durante eventos excepcionais.

Prestigiosos túmulos estão situados nas capelas do coro: assim como a basílica de Saint-Denis na França, a Catedral de São Vito serve de mausoléu principal para a Dinastia Real. Assim, vários membros da família Přemyslida estão enterrados em lápides góticas esculpidas por Peter Parleř.

O túmulo barroco de São João Nepomuceno, o oturo patrono da Bohemia, é muito mais recente. Os amantes de Art Nouveau poderão admirar os vitrais criados por Alfons Mucha, os quais representam a Vida de Cirilo e Metódio. Outras obras de grandes artistas tchecos são visíveis no Museu Mucha situado na Cidade Nova ou na sala de espetáculos da Casa Municipal.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3309
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.09089179999999   -   Lon : 14.400511400000028
N50° 5' 27.210479999964 "       E14° 24' 1.8410400001007"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Catedral de São Vito (Praga)
Se conhece Catedral de São Vito (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO