Cidade de Faro (Algarve)

Cidade de Faro (Algarve)
Faro . Algarve . Portugal
 
Faro é uma cidade portuguesa com 41 307 habitantes, capital do Distrito de Faro, da região, sub-região e ainda da antiga província do Algarve que ocupa uma área de 4960 km² e onde residem 426 386 habitantes (2007). É sede de um município com 201,59 km² de área e 58 698 habitantes (2008), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte e oeste pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul tem costa no Oceano Atlântico. A cidade constitui, através do Aeroporto de Faro a segunda maior entrada externa do país, conferindo-lhe uma valência vincadamente cosmopolita.

Dos primórdios à reconquista

Os primeiros marcos datam do século VIII a.C., durante a colonização Fenícia do Mediterrâneo Ocidental. A cidade servia então de entreposto comercial, integrado num amplo sistema comercial baseado na troca de produtos agrícolas, peixe e minérios. Seu nome de então era Ossónoba, sendo um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal. Entre os séculos III a.C. e VIII d.C. a cidade esteve sob domínio Romano e Visigodo, vindo a ser conquistada pelos Mouros no ano de 713 d.C, os quais ergueram ali uma fortificação (reforçada por uma nova muralha erigida a mando do príncipe mouro Bem Bekr, no século IX). Na sequência da independência de Portugal em 1143, D. Afonso Henriques (primeiro Rei de Portugal) e os seus sucessores iniciaram a expansão do país para sul, reconquistando os territórios então ocupados pelos Mouros, o que culminou com a conquista do Algarve e da cidade de Faro no ano de 1249 pelas tropas de D. Afonso III. Faro foi elevada à categoria de cidade no ano de 1540, sendo, desde 1830, capital do Algarve. Faro foi parcialmente destruída durante o grande terremoto de 1755, tendo parte da sua muralha, assim como alguns outros edifícios, desmoronado.


Faro assumiu a sua vocação cosmopolita aquando da inauguração do seu aeroporto internacional a 11 de Julho de 1965, ainda durante a ditadura de António de Oliveira Salazar. Hoje em dia e graças ao aumento de procura turística em todo o Algarve, a cidade possui o segundo mais movimentado aeroporto de Portugal atrás do aeroporto da Portela em Lisboa, com um movimento superior a 5 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto é ainda utilizado por parte dos turistas que se dirigem para a Andaluzia devido a certos locais desta região espanhola estarem mais próximos de Faro do que de Sevilha.



Fonte : Wikipédia

O grande destaque do concelho é a Ria Formosa que constitui um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18 400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural, atribuído pelo Decreto-lei 373/87 de 9 de Dezembro de 1987. A sul é protegida do Oceano Atlântico por um cordão dunar, formado por duas penínsulas (a de Faro, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro; e a de Cacela, que engloba a praia da Manta Rota) e cinco ilhas barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas), que servem de protecção a todo o Parque Natural. É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas, sendo alvo de muitos estudos realizados pelos alunos da Universidade do Algarve.


As freguesias de Faro são as seguintes:

- Conceição de Faro:

É uma freguesia com 21,74 km² de área e 3 751 habitantes (2001). Densidade: 172,5 h/km².

- Estoi (anteriormente Estói):

É uma freguesia com 46,55 km² de área e 3 538 habitantes (2001). Densidade: 76,0 h/km². Em 9 de Dezembro de 2004 foi aprovada na Assembleia da República a alteração do nome da freguesia (anteriormente era Estói).


- Montenegro:

É uma freguesia com 23,01 km² de área e 5 336 habitantes (2001). Densidade: 231,9 h/km². Dela faz parte o Aeroporto de Faro. É a mais recente freguesia do concelho de Faro, tendo sido criada a 20 Junho de 1997.

Dista da cidade de Faro cerca de 4km. Os limites desta são: a Norte a freguesia de Almancil até à linha de caminho de ferro; ao sul o oceano Atlântico; a Este a freguesia de S. Pedro, pela delimitação do caminho de ferro, até onde esta se cruza com a ribeira de Marchil e continuando pelo esteiro Largo até ao canal de Faro e freguesia da Sé, do canal de Faro pelo esteiro do Ramalhete, até ao esteiro da Golada e continuando pelo nascente em direcção à barrinha de S. Luís; e a Oeste, a freguesia de Almancil.

O seu nome teve origem num monte coberto de uma densa mancha arbórea que se avistava da cidade de Faro onde, no princípio do século XX, se fixaram essencialmente agricultores e pescadores que dependiam das culturas de sequeiro e da pesca da ria Formosa, respectivamente, que iriam vender na cidade de Faro, bem como da extracção de sal que, depois de transportado por barcas até à cidade, era distribuído para outras regiões do país pelo caminho de ferro.

Actualmente Montenegro é bastante habitado, onde predominam vivendas grandes e espaçosas (de luxo), divididas por urbanizações. Desenvolveu-se muito, devido em grande parte, à proximidade da Universidade do Algarve (pólo de Gambelas), que atraiu muitos estudantes e dinamizou muito o espaço. A concentração de motas de Faro tem a sua sede no pinhal de Gambelas, onde se realizam todos os anos em Julho os espectáculos numa tenda montada com esse propósito, sendo esta considerada a maior concentração de motas de Verão da Europa. Para se entrar na ilha de Faro, é necessário percorrer antes a grande avenida de Montenegro, sendo esta também a primeira impressão do país que os estrangeiros que aterram no aeroporto de Faro têm.

- Santa Bárbara de Nexe:

É uma freguesia com 42,312 km² de área e 4 119 habitantes (2001). Densidade: 108,6 h/km².

A Terra de Nexe, em pleno Barrocal, entre a Serra e o Mar, com a sua Igreja Matriz e com vistas sobre o litoral, caracteriza-se, desde há vários séculos, pela habitação e pequenos núcleos populacionais dispersos. Actualmente também é reconhecida como destino turístico e nas áreas da música de acordeão e do trabalho artístico em pedra.

No Algarve, Portugal, entre Faro, Loulé e São Brás de Alportel, entre o mar e a serra, num ambiente mediterrânico, a 10 km do Aeroporto Internacional de Faro e de várias praias e campos de golfe, é servida pela EM 520 e pelos nós de Loulé-Sul e Faro / S. Brás da A21 Via do Infante. Nos seus limítrofes encontra-se o Estádio Algarve e o Parque das Cidades.

Património Natural:

No Barrocal algarvio, entre o mar e a serra, a Terra de Nexe é um autêntico anfiteatro natural mediterrânico nas primeiras encostas da Serra de Monte Figo, com vistas deslumbrantes sobre a Ria Formosa e o Oceano Atlântico, muito apreciadas pelos turistas.

Festas/Feiras/Mercados: Charolas (1 e 6 de Janeiro), Carnaval, Feira do Caracol e da Nêspera (3º Domingo de Abril), Comemorações do 25 d’Abril, Festa do Borrego Assado (1 de Maio), Festivais de Folclore (Julho e Agosto), Nexemostra (feira de artesanato, gastronomia e música tradicional no último fim de semana de Setembro).

As actividades principais são Turismo, comércio, pequenas indústrias, extracção e transformação de pedra, serviços e agricultura.

- São Pedro (cidade de Faro):

É uma freguesia com 11,75 km² de área e 12 761 habitantes (2001). Densidade: 1 086,0 h/km². A freguesia de São Pedro, juntamente com a freguesia da Sé constituem a cidade de Faro.

- Sé (cidade de Faro):

A Sé é uma freguesia com 60,33 km² de área e 28 546 habitantes (2001). Densidade: 473,2 h/km².

Como o nome indica, nela tem assento a sé-catedral da diocese do Algarve.




Fonte : Wikipédia


Património/Locais a visitar:

- Ruínas romanas de Milreu ou Ruínas de Estoi
- Palácio de Estoi ou Casa de Estoi
- Núcleo histórico da Aldeia de Estoi;
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição;
- Igreja Matriz de Santa Bárbara de Nexe:
- Ermida de Santa Catarina dos Gorjões:
- Moinhos de vento e poços de água ancestrais.
- Igreja Matriz de São Pedro (Faro) ou Igreja de São Pedro
- Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo ou Igreja do Carmo
- Horta do Ourives (ou Solar do Capitão Mor), conjunto da Casa Nobre e Capela
- Casa das Figuras
- Troços da Cerca seiscentista de Faro
- Palácio Bivar
- Palacete Guerreirinho ou Palácio da Familia Guerreirinho
- Edifício da Família Mateus de Silveira ou Casa de Mateus da Silveira
- Edifício da Antiga Alfândega
- Casa de Saúde e Casa Júdice Fialho ou Centro Regional de Segurança Social do Algarve
- Casa do Capitão-Mor
- Convento de Santo António dos Capuchos (Faro) ou Convento dos Capuchos
- Palacete do Tenente João de Carvalho ou Círculo Cultural do Algarve
- Ermida de São Sebastião
- Casa Crispim (Ex. Arquivo Distrital)
- Arco da Vila
- Sé Catedral de Faro ou Igreja de Santa Maria
- Paço Episcopal
- Seminário Episcopal
- Convento de Nossa Senhora da Assumpção ou Museu Municipal
- Convento de São Francisco
- Igreja da Misericórdia e Hospital da Misericórdia
- Igreja da Ordem Terceira de São Francisco ou Igreja de São Francisco
- Ermida de São Luís
- Ermida de Nª Srª da Esperança
- Ermida do Pé da Cruz ou Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz e zona envolvente
- Ermida de Santo António do Alto
- Fortaleza de Faro ou Muralhas de Faro
- ´´Castelo´´ ou Fábrica da Cerveja
- Celeiro de São Francisco
- Cemitério da Colónia Judaica de Faro
- Banco de Portugal (Delegação de Faro)
- Teatro Lethes ou Colégio de Santiago Maior
- Palacete Belmarço ou Palácio Belmarço
- Casa do Poeta Dr. Cândido Guerreiro ou Casa do Poeta
- Quinta da Família Bívar Cumano (Nora, tanque e portal)
- Palacete Ferreira de Almeida (na Praça Ferreira de Almeida)
- Casa das Açafatas
- Solar dos Gárfias ou Solar do Gárfias
- Palácio das Lágrimas
- Palacete Doglioni ou Palacete Cúmano
- Palácio Fialho (Colégio do Alto)
- Casa dos Pantojas ou Solar dos Pantojas
- Casa Lamprier ou Casa dos Lamprier
- Casa Lumena ou Casa dos Arouca
- Casa de José Maria Assis
- Antiga Escola Normal Primária de Faro
- Casa Burguesa
- Portal renascentista
- Edifício setecentista, (Seguros Fidelidade)
- Café Aliança e edifício
- Casa dos Telhados de Tesoura (Edifício Quinhentista)

Museus:

Museu Municipal de Faro
Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão
Museu Etnográfico Regional
Centro de Ciência Viva
Museu Municipal de Loulé

Salas de Espectáculos:

Faro assistiu à inauguração do novo Teatro Municipal (Teatro das Figuras) por ocasião de ter sido a Capital Nacional da Cultura em 2005. Este novo palco veio juntar-se ao já famoso e histórico Teatro Lethes, inaugurado a 4 de Abril de 1845 que por sua vez se associou às comemorações do aniversário da Rainha D. Maria II, e que após sucessivas ampliações, remodelações e mudanças de tutela se afirmou como o mais antigo teatro da cidade, um dos mais antigos e distintos do país.


Gastronomia:

A gastronomia algarvia remonta aos tempos históricos da presença romana e árabe, constituindo a par do clima da região um dos principais pontos de interesse turístico. Os ingredientes utilizados reflectem os sabores frescos do mar e os aromas agradáveis e fortes do campo. Desde o famoso ´´Arroz de Lingueirão´´ até aos doces ´´Dom Rodrigos´´, encontram-se maravilhas para todos os gostos.

Seguidamente apresenta-se uma lista das melhores iguarias:

Carapaus alimados
Perna de carneiro no tacho
Carne de porco com amêijoas
Papas de milho, mais conhecida como Xarém
Ervilhas com ovos à Algarvia
Perdiz estufada
Coelho frito
Cozido de grão
Lulas recheadas à Algarvia
Polvo no forno com entrecosto
Bifes de atum de tomatada
Favas à moda do Algarve
Canja com conquilhas
Gaspacho de alho

Doces:

Dom Rodrigo
Colchão de Noiva
“Queijos” de Figo e amêndoa
Frutos/animais de massa de amêndoa
Estrelas de figo e amêndoa
Folares

Principais Eventos

Anuais Fixos

- Faro é internacionalmente conhecida pela concentração motard que tem lugar anualmente sob a organização do Moto Clube de Faro. Esta associação foi criada em 1979 por um grupo de amigos motociclistas, tendo vindo a ser oficialmente formada e legalizada a 5 de Fevereiro de 1982. Actualmente (Abril de 2008) com mais de 400 membros, é reconhecida pela Federação Europeia de Motociclismo (FEMA), organizando diversos eventos anualmente dos quais se destaca a concentração motard que começou com 200 participantes em 1982, e que actualmente (2008) já conta com mais de 30.000. Sendo o maior evento do género em Portugal, conta com participantes vindos um pouco de toda a Europa, nomeadamente de Espanha, França, Reino Unido e Itália, sendo um dos grandes atractivos turísticos da cidade.

- Outro grande evento é ainda a Semana Académica da Universidade do Algarve que tem lugar anualmente na capital algarvia.

Singulares:

- Faro foi um dos oito concelhos portugueses que receberam o Euro 2004. No Estádio Algarve jogaram-se duas partidas na 1ª fase (Rússia-Espanha e Grécia-Rússia) e ainda um dos jogos dos quartos de final (Holanda-Suécia).

- A cidade foi Capital Nacional da Cultura em 2005.

- Tiveram lugar na capital algarvia as comemorações do dia do Exército em Outubro de 2008. Mais de um milhar de militares estiveram em Faro em quatro dias comemorativos, que incluíram diversas actividades que visaram uma aproximação da sociedade civil à realidade militar, bem como uma missa na Sé Catedral, culminando com uma parada militar em que o destaque foi todo para a apresentação oficial do novo carro de combate ´´Leopard´´. As comemorações tiveram lugar no Algarve, contextualizando-se na transferência do Regimento de Infantaria Nº 1 (RI1) para a cidade de Tavira.


Fonte : Wikipédia





Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 3736
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 37.01604503276849   -   Lon : -7.935456322753908
N37° 0' 57.762117966564 "       W7° 56' 7.6427619140686"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Cidade de Faro (Algarve)
Se conhece Cidade de Faro (Algarve) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO