Espaço do Conhecimento Ufmg

Espaço do Conhecimento Ufmg
Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil
 
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, contribuindo para o debate e a interlocução entre a academia e outros ambientes de formação.

Fruto da parceria entre a UFMG, a operadora TIM e o Governo de Minas, o Espaço integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, com uma programação sensível à diversidade e à multiplicidade cultural, explicitando o diálogo entre ciência e outros aspectos da vida cotidiana. É um museu dinâmico, que faz uso de recursos tecnológicos e audiovisuais em uma abordagem lúdica e interativa.

Um dos destaques do Espaço é o Terraço Astronômico. Nele, os visitantes podem observar o céu, com o auxílio de equipamentos e a orientação de especialistas em astronomia. Localizado no quinto andar, o terraço divide espaço com outra atração: o Planetário. A estrutura conta com o sistema digital Spacegate Duo e o projetor Skymaster ZKP4, ambos produzidos na Alemanha. Sua tecnologia faz com que o céu pareça real, tamanha a definição das imagens. O público tem uma visão 360º, experiência singular de cinema imersivo.

Diariamente, são realizadas sessões com produções audiovisuais e, semanalmente, projeções astronômicas comentadas. O Espaço do Conhecimento UFMG abriga também exposições temáticas. “Demasiado Humano”, exposição principal, trata a origem da vida, evolução e trajetória humana, abre portas para que o visitante saboreie a ciência como ela é feita – cheia de dúvidas, incertezas e constantes descobertas. Exposições temporárias também integram a programação, juntamente com debates, cursos e oficinas.

Do lado de fora, voltada para a Praça da Liberdade, o museu apresenta uma fachada digital. No período noturno são exibidas imagens que unem arte, ciência e experimentação, criando uma interface entre o museu e o espaço público.

Serviço:
Horário de Funcionamento:

Ambientes expositivos
De terça-feira a domingo, de 10h às 17h.
Às quintas-feiras, de 10h às 21h.

Entrada gratuita

Sessões do Planetário:
De terça a domingo: às 13h, 14h*, 15h*e 16h
Às quintas-feiras: às 13h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h.

*As sessões de 14h e 15h, de terça a sexta-feira, são reservadas aos grupos agendados.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3171
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : -19.932039   -   Lon : -43.938811
S19° 55' 55.3404 "       W43° 56' 19.7196"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Espaço do Conhecimento Ufmg
Se conhece Espaço do Conhecimento Ufmg Deixe o seu comentario

  OBRIGADO