Grutas de Santo Antonio

Grutas de Santo Antonio
Alvados . Leiria . Portugal
 
As Grutas de Santo António inserem-se no Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros e estão ligadas às Grutas dos Alvados. Estas formações geológicas terão começado há 180 mil anos e estima-se que as Grutas de Santo António existam há 50 mil anos – terão crescido ao ritmo de um centímetro por século!

As Grutas de Santo António foram descobertas, ocasionalmente, em 2 de junho de 1955 por dois homens que trabalhavam perto da Pedra do Altar.

A história conta que, procurando um pássaro que tentavam apanhar, os homens entraram por uma grande fenda aberta num rochedo, onde aquele se tinha refugiado.

Assim se descobriu a última gruta turística do concelho, que ocupa uma área aproximada de 6 000 m2. A sua sala maior mede 80m x 50m e a altura máxima é de 43 metros.

Dispondo de uma chaminé natural que permite ventilar a gruta, a temperatura mantém-se quase constante, oscilando entre o 16º e os 18º.

Após a sua abertura ao público, à semelhança das outras grutas, houve um investimento ao nível dos acessos e da iluminação, que procurou realçar toda a beleza das salas, das estalagmites e estalactites que as compõem.

Actualmente, as Grutas de Santo António são servidas por um conjunto de edifícios de apoio, e a visita inicia-se pelo túnel artificial que desce até a uma primeira sala, onde se pode admirar o grande lago natural, que funciona como antecâmara a uma estreita passagem que depois se abre numa sala monumental e única, cuja dimensão e beleza a tornam invulgar, continuando a ser considerada pelos especialistas e público em geral como uma das mais belas e ricas da Europa.
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 4035
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 39.537024   -   Lon : -8.742141
N39° 32' 13.2864 "       W8° 44' 31.7076"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Grutas de Santo Antonio
Se conhece Grutas de Santo Antonio Deixe o seu comentario

  OBRIGADO