Igreja da Póvoa de Santo Adrião (Odivelas)

Igreja da Póvoa de Santo Adrião (Odivelas)
Odivelas . Lisboa . Portugal
 
Pertencente à paróquia de Loures até ao final do século XV, a povoação de Póvoa de Santo Adrião, à época designada Póvoa de Loures, foi constituída como paróquia autónoma no início do século XVI. Data dos primeiros anos da centúria de Quinhentos a edificação da sua igreja matriz, como atesta o portal principal, em estilo manuelino. Ao longo do século XVI a igreja foi objecto de algumas campanhas de obras, que possivelmente se destinavam a finalizar a estrutura do edifício.

A igreja possui estrutura de planta rectangular desenvolvida longitudinalmente, havendo um marcado contraste entre o despojamento e austeridade do exterior e a riqueza decorativa interior. A fachada principal apresenta ao centro portal manuelino, em arco conopial,decorado com florões e encimado por janelão. À esquerda foi adossada torre sineira, de secção quadrangular. No portal lateral foi inscrita a data de 1560.
O interior, de nave única, é coberto por tecto de caixotões de madeira pintados com motivos vegetalistas, putti e símbolos alusivos à Eucaristia e ao Santíssimo Sacramento. As paredes da nave são revestidas por azulejos enxaquetados, verdes e brancos, num esquema compositivo muito semelhante ao das igrejas matrizes de Bucelas e Camarate, e o coro-alto assenta sobre duas colunas de mármore vermelho.

Do lado do Evangelho foi aberta a capela baptismal, executada em 1546, e a capela seiscentista de Santo António, mandada executar por Francisco da Silva de Noronha, da família dos Marqueses de Vila Real, revestida com azulejos de tapete policromos e decorada por retábulo de talha dourada maneirista integrando quatro tábuas pintadas. Do lado da Epístola situa-se a capela de Nossa Senhora das Dores, com pintura do Calvário sobre tábua, sobreposta por crucifixo.

A capela-mor, reconstruída nos finais do século XVIII, é coberta por abóbada de berço com caixotões e possui retábulo pintado em trompe l´oeil, de frontão interrompido, integrando uma tela da Última Ceia, executada em 1802 por Pedro Alexandrino, um dos maiores mestres da pintura portuguesa de finais do século XVIII, que morava numa quinta nos arredores da Póvoa de Santo Adrião. Nas paredes laterais da capela-mor foram colocadas quatro telas representando Doutores da Igreja, também atribuídas ao mestre lisboeta.

A Igreja da Póvoa de Santo Adrião é uma igreja na Póvoa de Santo Adrião.

Classificado como Monumento Nacional.
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 2913
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.800331   -   Lon : -9.159750
N38° 48' 1.1916000000001 "       W9° 9' 35.1"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja da Póvoa de Santo Adrião (Odivelas)
Se conhece Igreja da Póvoa de Santo Adrião (Odivelas) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO