Igreja de Nossa Senhora de Belém (Sintra)

Igreja de Nossa Senhora de Belém (Sintra)
Sintra . Lisboa . Portugal
 
Consta que esta igreja foi construída por padres (monges) do Mosteiro dos Jerónimos, que tem a invocação de Santa Maria de Belém, por isso, à igreja de Rio de Mouro foi dada igualmente a invocação de Nossa Senhora de Belém. Exteriormente há uma torre de características comuns, com quatro pináculos nos acrotérios, muito usual em templos rurais do século XVIII, e um portal maneirista que ornamenta a fachada, encimado por uma lápide calcária onde pode ler-se a seguinte inscrição:

SACROTEMPLO DE NOSSA SNRA DE BELÉM 1563

Esta data tem sido aceite como correspondente ao ano de construção do templo. Mas existem no seu interior resíduos que são anteriores a 1563, como seja uma pia de água benta com encordoamento, peça do tipo manuelino e uma escultura de São Brás (século XVI), o que nos leva a pensar que a Igreja tenha sido construída anteriormente a esta data. Hoje em dia se encontra bastante descaracterizada por muitas intervenções, especialmente no século XVI e as que seguiram ao terramoto de 1755. No interior a decoração de azulejos instalada nos anos 60 substituiu o revestimento setecentista.

O altar é em talha de madeira. Nas naves direita e esquerda, existiam dois altares em talha dourada. O chão era em lage e existiam sepulturas perto do altar. O altar-mor e a nave são separados por um arco triunfal maneirista e o teto em abóbadas de berço é pintado. Na parede esquerda da capela-mor existe um baixo relevo marmórico com características renascentistas que ilustra a Anunciação, do século XV, provavelmente trabalho regional inspirado em modelos eruditos arcaizantes.

A Igreja Matriz de Rio de Mouro, de invocação de Nossa Senhora de Belém, é uma construção quinhentista localizada em Rio de Mouro, Sintra, Portugal.

Classificada como Imóvel de Interesse Municipal.
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 3402
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.772121   -   Lon : -9.325692
N38° 46' 19.6356 "       W9° 19' 32.4912"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja de Nossa Senhora de Belém (Sintra)
Se conhece Igreja de Nossa Senhora de Belém (Sintra) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO