Igreja de Santa Maria do Castelo (Lourinhã)

Igreja de Santa Maria do Castelo (Lourinhã)
Lourinhã . Lisboa . Portugal
 
A Igreja de Santa Maria do Castelo (ou Igreja do Castelo ou ainda Antiga Igreja Matriz da Lourinhã) foi construída no Século XIV, no estilo gótico.

História e construção

A Igreja de Santa Maria do Castelo encontra-se num local onde os árabes haviam construído um castelo. É um verdadeiro templo gótico, dos meados do século XIV. A sua construção realizou-se em duas fases, a primeira foi atribuída a D. Jordan (primeiro donatário da Lourinhã) e a segunda a D. Lourenço Vicente (arcebispo de Braga, natural da Lourinhã e seu donatário).

A igreja no presente

A Igreja de Santa Maria do Castelo encontra-se num sítio elevado dentro das marulhas do desaparecido Castelo da Lourinhã. Do seu interior, foram retiradas obras de arte que a decoravam, restando apenas as suas estruturas de arquitectura gótica. A Igreja foi-se mantendo intacta ao longo dos anos. Neste momento é um local de culto religioso, que se encontra aberta ao público de quarta-feira a Domingo da 15.00h às 17.00h.

Características do monumento

A planta é constituída por uma nave central, duas laterais e uma obeside poligonal. A nave central é a mais alta e a mais larga, está separada das laterais por oito arcos ogivais de grande elegância, apoiados por colunas monolíticas com três metros de altura, rematadas por maravilhosos capitéis embelezados e motivos vegetalistas, todos eles diferentes.

A pia baptismal, de forma poligonal, contém ravadas nas suas faces duas cruzes em círculo e uma estrela de cinco pontas. Em cima da porta principal encontra-se uma rosácea e um óculo na parede onde se abre o arco triunfal. Na nave lateral sul há uma torre sineira, já construída no século XVII. No topo, além de três janelas, existe um óculo superior.







A Igreja de Santa Maria do Castelo situa-se no concelho da Lourinhã no litoral da região Oeste, encontra-se a 63 km de Lisboa e a 18 km da orla costeira.

A Igreja foi classificada Monumento Nacional no dia de 29 de Junho de 1922.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 2990
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 39.243046   -   Lon : -9.315366
N39° 14' 34.9656 "       W9° 18' 55.3176"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja de Santa Maria do Castelo (Lourinhã)
Se conhece Igreja de Santa Maria do Castelo (Lourinhã) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO