Igreja de Santo André (Mafra)

Igreja de Santo André (Mafra)
Mafra . Lisboa . Portugal
 
A igreja de Santo André, em Mafra, é um dos templos góticos mais ilustrativos do que foi a arquitectura paroquial no centro e litoral do país durante o final do século XIII e a primeira metade da centúria seguinte. Designado, genericamente, por Gótico dionisino, trata-se de um modelo de igreja paroquial, cujo núcleo mais expressivo se encontra, precisamente, na região da Estremadura, casos das igrejas de Santa Maria de Sintra, São Leonardo de Atouguia da Baleia, Santa Cruz de Santarém e Santa Maria da Lourinhã.
Em todas elas, encontramos um mesmo esquema planimétrico e de organização dos volumes, caracterizado por um corpo de três naves (normalmente de quatro tramos, com separação longitudinal efectuada através de arcadas de perfil quebrado), coberto por tecto de madeira, e uma cabeceira não tripartida, de capela-mor abobadada e de dois tramos, sendo o final poligonal; exteriormente, assume particular importância a fachada principal ad triangulum (com dois corpos laterais mais baixos e um central preponderante, que denuncia o interior em três naves), cujo corpo principal se organiza em dois andares: no primeiro, abre-se o portal, de arco quebrado com arquivoltas e inserido num gablete (ou num alfiz); o segundo é dominado por uma rosácea ou, nos casos, mais modestos, por um apertado óculo.
Estas são as características que marcam estilisticamente o templo mafrense, embora elas se possam testemunhar em grande parte da nossa arquitectura religiosa gótica e não sejam, por isso, elucidativas em termos cronológicos. A relativa rudeza da construção, com volumes relativamente baixos e suportes aparentemente mais espessos que o necessário, levou alguns autores a considerarem-na ainda do século XIII. Estudos mais recentes, porém, vieram relacionar a construção do templo com a acção de D. Diogo Afonso de Sousa, pelas décadas de 30 e 40 do século XIV.

Neste novo contexto, reforça-se o arcaísmo da obra, praticamente contemporânea da elegante cabeceira da Sé de Lisboa, mas revelando, ainda, características de um tempo gótico anterior, de que são bom testemunho a escassa iluminação do interior, o perfil atarracado das suas arcadas e o aspecto geral compacto.

Concluída a igreja, a capela-mor transformou-se no lugar de enterramento dos seus promotores, D. Diogo Afonso († 1344) e sua mulher, D. Violante Lopes Pacheco, em arcas tumulares decoradas com elementos heráldicos que Baptista Pereira aproximou estilisticamente do homogéneo e qualitativamente relevante foco de escultura tumular da Sé de Lisboa.

Como principal templo da vila, e ponto central de toda a estrutura urbana até ao século XVIII, a igreja de Santo André foi objecto de numerosas campanhas construtivas e decorativas durante a época moderna. As escavações arqueológicas realizadas no seu adro identificaram vários compartimentos e enterramentos desta época, incluindo a Casa da Irmandade do Santíssimo, espaço referido em 1760 e que se adossava à cabeceira, pelo lado Sul.

Em ruínas nos finais do século XIX, os trabalhos de restauro iniciaram-se em 1903 mas foram logo interrompidos escassos três anos depois. Mesmo assim, foi o tempo suficiente para demolir a torre sineira barroca, que se localizava a Sudeste do templo, mas em relação com ele. Nova tentativa de restauro aconteceu em 1914, com uma diminuta equipa, que Vergílio Correia ainda viu no activo.

Só com a criação da DGEMN foram reunidas condições para o avanço do projecto restauracionista, procedendo-se, então, a uma intervenção iva, que optou pela demolição de tudo quanto não fosse pretensamente original e pela regularização do adro para conferir maior monumentalidade ao edifício, assim como outras remoções não referidas no Boletim de restauro, mas mencionadas em periódicos locais.


A Igreja de Santo André localiza-se na Vila Velha (freguesia de Mafra), a 1000 m do Convento de Mafra, pela antiga Rua Serpa Pinto. De estilo romano-gótico é o templo mais antigo da freguesia de Mafra.

Foi classificada como Monumento Nacional em 1935.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3293
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.936463   -   Lon : -9.337950
N38° 56' 11.2668 "       W9° 20' 16.62"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja de Santo André (Mafra)
Se conhece Igreja de Santo André (Mafra) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO