Igreja de Santo Estevão (Lisboa)

Igreja de Santo Estevão (Lisboa)
Lisboa . Lisboa . Portugal
 
Também conhecida como Igreja do Santíssimo Milagre.

O presente edifício terá sido reedificado entre 1733 e 1740 sobre uma anterior estrutura do século XII, obedecendo ao projecto do arquitecto José da Costa Negreiros, que aqui apostou numa orientação pouco ortodoxa, no sentido Norte-Sul.

Com o grande terramoto de 1755 sofreu alguns danos, reabrindo ao culto em 1773, e já na década de 30 do século XIX foi objecto de novos trabalhos de restauro.

A Igreja surge, então, num estilo Barroco, com planta oitavada e fachada irregular dividida em três corpos, enquadrada por duas torres sineiras, das quais resta hoje somente uma, tendo a outra sido irremediavelmente destruída aquando o grande terramoto.

O interior é rico e faustoso, destacando-se o belo altar-mor com o retábulo de pedra e o conjunto de esculturas atribuídas a José de Almeida, em talha. De igual interesse, o importante conjunto de azulejaria patentes na sacristia velha e uma custódia de prata dourada que guarda uma pequena âmbula de cristal dentro da qual se encontra uma hóstia consagrada.

A Igreja de Santo Estevão encontra-se situada na freguesia de Santo Estevão (Lisboa), Portugal.

Foi classificada Monumento Nacional pelo decreto 5046, de 11 de Dezembro de 1918.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3786
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.712202   -   Lon : -9.127980
N38° 42' 43.9272 "       W9° 7' 40.728"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja de Santo Estevão (Lisboa)
Se conhece Igreja de Santo Estevão (Lisboa) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO