Igreja de São Nicolau da Malá Strana (Praga)

Igreja de São Nicolau da Malá Strana (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
Obra maestra dos arquitetos Dientzenhofer, pai e filho, é uma das igrejas barrocas mais bonitas da Europa central e sem dúvidas a expressão máxima do Barroco na Bohemia. Sua cúpula monumental, seu sino e sua fachada ondulada destacam-se sobre os telhados da Malá Strana.

A Praça da Malá Strana já era o coração do bairro durante a Idade Média, lugar onde encontravam-se duas igrejas e um mercado muito popular. A igreja atual foi construída entre 1673 e 1752 perto de um colégio jesuíta criado em plena Contra-reforma no país tcheco.

Iniciada por P. Bos e continuada por G.D. Orsi, a construção da igreja é atribuída a "dinastia" dos arquitetos Dientzenhofer, cuja visão arquitetônica transformou os planos iniciais da Igreja de São Nicolas. Krištof Dientzenhofer tomou a direção das obras a partir de 1702 seguido pelo seu filho Kilian Ignác, responsável por terminar a nave central , de construir a cúpula monumental e a magnífica fachada cujo delicado equilíbrio entre formas convexas e côncavas cria um dinamismo excepcional. Expressividade, plasticidade, gigantismo, caráter dramático e movimento são os principais traços do período do « barroco radical » da Bohemia; sendo a igreja de São Nicolas uma das suas mais belas construções. Apoiando-se no projeto de K.I. Dienzenhofer, Anselmo Lurago terminou o sino na metade do século, estabelecendo assim um contra-peso com a cúpula. Não deixe de subir na cúpula, de onde é possível ter uma das vistas mais bonitas da Malá Strana.

Os interiores surpreendem pela riqueza espetacular das suas decorações. A composição interior atrai os olhares ao grande altar e aos altares laterais, os quais foram planejados por K.I. Dientzenhofer. Na abóbada, o imponente trompe fresco de J. L Kracker representa a Apoteósis de São Nicolas (por seus 1500 m2 é considerado como um dos maiores da Europa). Os melhores artistas da época completaram a decoração da igreja, entre os quais cabe destacar I. F. Platzer ou Karel Škréta, autores das estátuas do cruzeiro e do ciclo de pinturas sobre a Paixão de Cristo visível na galeria, respectivamente.

A história da igreja também está vinculada com Mozart, que tocou várias vezes o órgão monumental da igreja de São Nicolas durante as suas estadias em Praga. Alguns dias depois da sua morte, em dezembro de 1791, uma missa de requiém foi organizada em sua homenagem como resposta a imensa tristeza da multidão que assistiu.


Dias de abertura:
Março-outubro: todos os dias das 9h - 17h
Novembro-fevereiro: todos os dias das 9h - 16h
24 e 31 de dezembro: entre as 9h - 14h.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3461
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.0883485   -   Lon : 14.403211100000021
N50° 5' 18.0546 "       E14° 24' 11.559960000076"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja de São Nicolau da Malá Strana (Praga)
Se conhece Igreja de São Nicolau da Malá Strana (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO