Igreja do Senhor dos Mártires (Fronteira)

Igreja do Senhor dos Mártires (Fronteira)
Fronteira . Portalegre . Portugal
 
Situada num dos extremos da vila é o segundo templo a ser construído no local, a poente do actual edifício existem vestígios da abóbada da primitiva igreja de São Sebastião, já existente em 1570.
O actual templo foi construído em princípios do século XVIII. Poucos anos após a sua construção foi esta igreja destino de muitas romagens “por caírem na mesma igreja e perto dela em um Sábado de Aleluia muitas flores” se bem que existe uma outra versão, que um milagre terá ocorrido antes da sua edificação que viria a ser construída em sequência desse facto, como preito de gratidão do pai de uma criança muda que, ao ver cair as flores, ganhara o dom da fala.

Em Fronteira, distrito de Portalegre.

Trata-se de um interessante edifício de arquitectura setecentista, de assinalável qualidade artística, com sua estrutura barroca de ângulos cortados, filia-se numa tipologia arquitectónica de plantas octógonas de raiz barroco-romano, isto segundo o Prof. Doutor Vítor Serrão. Acresce que o mesmo templo, acrescenta o prof., preserva também um inestimável recheio, com realce para o excelente retábulo pelo arq. Régio João Antunes, assim como uma boa azulejaria lisboeta de pintura azul e branca, do “ciclo dos grandes mestres”, com cenas da Paixão, azulejos esses ligados acaso à escola de Oliveira Bernardes. Esta igreja é imóvel de interesse público com despacho MC 1996.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3040
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 39.06107405336112   -   Lon : -7.650262515344252
N39° 3' 39.866592100032 "       W7° 39' 0.94505523930684"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja do Senhor dos Mártires (Fronteira)
Se conhece Igreja do Senhor dos Mártires (Fronteira) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO