Igreja Matriz da Nossa Senhora da Visitação (Cuba)

Igreja Matriz da Nossa Senhora da Visitação (Cuba)
Cuba . Beja . Portugal
 
Uma escadaria dá acesso ao templo. Ao centro 2 portas com aduelas de janela gradeada – andar superior e torre cilíndrica. No cunhal sul, contraforte cilíndrico de andares encimado por uma esfera. Templo de uma só nave, planta rectangular abobada de berço dividida por tramos assente numa cornija saliente.

A padroeira da aldeia encontra-se à esquerda, sobre uma mísula a imagem seiscentista do arcanjo São Miguel e da Nossa Sr.ª da Visitação em madeira estofada com coroa de prata. De ressaltar um frontal de 7 x 16 azulejos com aves e ramagens e ao centro a imagem de N. Sra. do Rosário. Arco do Triunfo, de volta perfeita, totalmente forrado de azulejos policromados seiscentistas que forma as paredes e a abobada da capela – mor. O frontal da capela-mor é também em azulejos idêntico ao do altar da igreja Matriz de Cuba. Retábulo em talha policromada, barroco e nicho fechado com cortinas, Cristo crucificado. Na sacristia os arcazes de madeira são de real valor.

Situada na Praça da Republica em Vila Alva é um templo essencialmente do séc. XVII e XVIII.


Não se sabe ao certo a data da sua fundação, presume-se que remonte aos primórdios da Idade Média. Sabe-se que já existia no séc. XVI. A torre sineira e os contrafortes cilíndricos lembram as construções árabes alentejanas, o que leva a crer que tenha pertencido a uma construção anterior árabe e depois transformada em igreja cristã.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3529
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.16579835549501   -   Lon : -7.889588195245324
N38° 9' 56.874079782036 "       W7° 53' 22.517502883166"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja Matriz da Nossa Senhora da Visitação (Cuba)
Se conhece Igreja Matriz da Nossa Senhora da Visitação (Cuba) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO