Amoreiras Garden

Amoreiras Garden
Lisboa . Lisboa . Portugal
 
Com uma área de seis mil metros quadrados, o jardim é delimitado em parte pelo Aqueduto das Águas Livres e encontra-se sobre a Mãe d´Água, local de abastecimento histórico de água à cidade de Lisboa e actual Museu da Água.

Também delimitando parcialmente o jardim encontram-se a Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva, instalada na antiga fábrica das sedas, a capela de Nossa Senhora de Monserrate e diversas habitações do século XVIII, construídas originalmente para albergar os trabalhadores da fábrica das sedas.

A capela de Nossa Senhora de Monserrate encontra-se junto ao quinto arco do aqueduto e foi construída por ordem da Irmandade dos Fabricantes de Seda, durante o século XVIII.

No centro do jardim encontra-se um fontanário de forma circular, que é ladeado por bancos de pedra.

O Jardim das Amoreiras foi idealizado pelo Marquês de Pombal e inaugurado em 1759. O Marquês de Pombal projectou 331 amoreiras para o local, onde se situava a fábrica das sedas, com o intuito de promover a indústria da seda portuguesa. Realizava-se neste local a Feira das Amoreiras.

O jardim foi intitulado ´´Jardim Marcelino Mesquita´´ em homenagem ao escritor e dramaturgo Marcelino Mesquita.

Existem dez diferentes espécies de árvores no jardim. Além da presença das árvores de amoreira, existem também ginkgos e um plátano-bastardo.

O Jardim das Amoreiras, formalmente intitulado Jardim Marcelino Mesquita, é um jardim situado na Praça das Amoreiras, freguesia de São Mamede, em Lisboa.


Além da presença dos museus e da capela, a área do jardim compreende um pequeno lago e um parque infantil.
Shared by: Cristina Novais No comments yet
Views: 1309
Share the places of interest to be visited, places you visited on your vacation, or places in your home town that you want to promote.
 
GPS coordinates
Lat : 38.72208830961847   -   Lon : -9.156238694442777
N38° 43' 19.517914626492 "       W9° 9' 22.459299993997"
 
 
 
Comments
Still has no comments for
Amoreiras Garden
If you know Amoreiras Garden Leave your comment

  THANK YOU

 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country