Laranjeiras

Laranjeiras
Alcoutim . Algarve . Portugal
 
Em 1876, uma grande cheia deu a conhecer ruínas de construções feitas nos períodos de ocupação Mourisca, Visigoda e Romana.

Laranjeiras apresenta vestígios de ocupação humana desde o século I até à época Almóada (século XII-XIII). A época de ocupação Romana distingue-se sobretudo pela importância do edifício da ´´pars frctuaria´´, local onde se guardariam os produtos agrícolas, datado do século I, verificando-se então que na altura existiriam importantes trocas comerciais com o Norte de África.

Já dos séculos VI e VII datará uma igreja, do qual se observam ainda os vestígios da sua planta cruciforme, existindo outros vestígios atribuídos ao período Mourisco, dos séculos XII e XIII.

A importância do rio Guadiana far-se-ia sentir desde remotos períodos, pensando-se inclusivamente que algumas habitações funcionariam como hospedaria deste entreposto comercial.

Este conjunto poderá ser mesmo entendido como integrante num conjunto mais abrangente, constituído ainda por Guerreiros do Rio, Álamo e Foz de Odeleite, dotado de afinidades evidentes e de estruturas que, localizadas num monte, serviam de algum modo os outros quatro.


Laranjeiras é um pacato lugar pertencente à freguesia e concelho de Alcoutim, situado junto à fantástica margem do rio Guadiana, que tem talhado as características do lugar ao longo dos séculos.

De facto, este é um local com bem remota ocupação humana, contando com um importante legado patrimonial: a Estação arqueológica do Montinho das Laranjeiras, um testemunho vivo da permanência da civilização Romana por alturas da sua ocupação do território.

O lugar das Laranjeiras, que apresenta orgulhoso uma antiga laranjeira no seu centro, é pleno de beleza natural, preservando ao longo dos tempos a sua tradicional pacatez e paz de espírito.

Este é um local marcadamente rural, com diversos elementos de outro tempos, como poços, noras, palheiros e típico casario de pedra, que respira tradição.


Daqui, de Laranjeiras, pode conhecer melhor o lindíssimo rio Guadiana e as suas margens, podendo fazer-se bonitos percursos pela estrada ribeirinha ou mesmo de barco, alugado ou numa das excursões que se organizam na zona a têm aqui paragem com o seu cais acostável. Existem também pela região diversos percursos pedestres de grande encanto.

Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 3094
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 37.40315201220456   -   Lon : -7.457573150262462
N37° 24' 11.347243936416 "       W7° 27' 27.263340944863"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Laranjeiras
Se conhece Laranjeiras Deixe o seu comentario

  OBRIGADO