Livraria Lello

Livraria Lello
Porto . Porto . Portugal
 
A Livraria Lello, também conhecida como Livraria Lello & Irmão ou Livraria Chardron, fica localizada no Centro Histórico da cidade do Porto. É uma livraria com um extraordinário valor histórico e arquitectónico.
A Livraria Lello, teve origem na Livraria Internacional de Ernesto Chardron, fundada em 1869 na Rua dos Clérigos.

Em 1894, e após diversas vendas e aquisições, a livraria chega às mãos da família Lello. Os irmãos Lello não tardaram em arquitectar um novo espaço para a sua livraria e foi então que, a 13 de Janeiro de 1906, nasce a Livraria Lello, precisamente a que conhecemos, no início da Rua das Carmelitas.

A abertura da Livraria Lello foi um momento alto da vida cultural portuense do século XX. Para além de toda a cobertura jornalística, que se estendeu inclusivamente aos jornais brasileiros, estiveram presentes grandes vultos literários do Porto.

Recuemos cem anos, a uma época enferma de meios de comunicação imediata e em que, por isso, o Livro e a imprensa escrita assumiam o protagonismo na vida cultural da cidade, definidores de tendências e motores das grandes discussões do século XX.

Junte-se a isso o estilo absolutamente inovador do edifício, bem como o facto de ter sido o primeiro edifício em betão da cidade. Um verdadeiro luxo aos olhos novecentistas, um charme que perdura até aos dias de hoje.
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 4722
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 41.146893   -   Lon : -8.614781
N41° 8' 48.8148 "       W8° 36' 53.2116"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Livraria Lello
Se conhece Livraria Lello Deixe o seu comentario

  OBRIGADO