Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (Caldas da Rainha)

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (Caldas da Rainha)
Caldas da Rainha . Leiria . Portugal
 
Originalmente constituía-se na Capela do Hospital Termal, sob a invocação de Nossa Senhora do Pópulo. Em 1507, perante o forte crescimento da povoação das Caldas, estimulado pelos privilégios concedidos pela rainha D. Leonor aos que ali habitassem, a soberana solicitou ao Papa Júlio II autorização para que a sua Capela pudesse assistir espiritualmente os moradores, assim como aos frequentadores dos banhos no hospital. Atendido o pedido, no ano seguinte o templo foi elevado à condição de Igreja Matriz (15 de Agosto de 1508). Atualmente constitui-se num dos elementos patrimoniais mais significativos do município.

A sua traça é de autoria do Mestre de Pedraria Mateus Fernandes, um dos responsáveis pelas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha. As obras do templo foram concluídas em 1500 e a torre sineira, considerada como uma das mais belas do país - em 1505. Com a elevação a Matriz, recebeu pia batismal.

Com a função inicial de capela privativa do Hospital Termal, destinava-se ao acompanhamento espiritual dos doentes ali atendidos. Assim, no primeiro dia em que chegavam à instituição, ali se confessavam e comungavam. Só após o tratamento com as águas era iniciado. À época da rainha D. Leonor, havia comunicação direta entre a capela e o hospital

Características

O edifício compreende elementos do tardo–gótico com outros de características locais (mudéjares e manuelinos). Apresenta revestimento interior em azulejos seiscentistas, conservando, da primitiva construção painéis de azulejos hispano-árabes nos altares laterais.

Sobre o arco triunfal, destaca-se um magnífico tríptico da Paixão de Cristo. Destacam-se ainda os altares em talha dourada, o próprio arco triunfal, a cobertura abobadada, os bocetes decorados, as pinturas sobre madeira do século XVI, a pia baptismal esculpida em pedra calcária e os azulejos do século XVII.

A máquina do relógio, na torre, é do tipo ´´gaiola´´, encavilhado, com carrilhão, e foi doado pelo rei D. João V, já no fim da sua vida. O tamanho de seu pêndulo é considerado raro.

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, também conhecida como Igreja Matriz das Caldas da Rainha, integra o conjunto do Hospital Termal Rainha D. Leonor na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, cidade e Concelho das Caldas da Rainha, Distrito de Leiria, em Portugal.

Classificada como Monumento Nacional desde 1910, no contexto das comemorações dos 500 anos da elevação a Igreja Matriz, foram concluídos em 2008 os trabahos de restauração do relógio da torre. Ao mesmo tempo, encontra-se em progresso uma campanha de angariação de fundos para a recuperação do seu órgão de tubos, datado de 1825, instalado no Coro Alto.
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3089
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 39.40350668436281   -   Lon : -9.132392483100892
N39° 24' 12.624063706116 "       W9° 7' 56.612939163211"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (Caldas da Rainha)
Se conhece Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (Caldas da Rainha) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO