Santa Apolónia Fort (Lisbon)

Santa Apolónia Fort (Lisbon)
Lisboa . Lisboa . Portugal
 
Integrante da cintura defensiva seiscentista de Lisboa, acredita-se que a sua edificação remonte à época da Guerra da Restauração, entre 1652 e 1668, e que jamais tenha sido concluído.

Em época indeterminada, a perda de sua função defensiva fez com que o imóvel do antigo forte fosse integrado aos terrenos da Quinta do Manique, que pertenceu inicialmente ao visconde de Manique (que lhe fez acrescentar dois portões seiscentistas em cantaria), e, posteriormente, aos condes de São Vicente.

Em 1945, os remanescentes do Forte de Santa Apolónia eram propriedade da firma George e H. Hall, Lda.

Este forte, no sector oriental da cidade, em posição dominante sobre o rio Tejo, encontra-se atualmente inscrito em zona habitada, numa zona carenciada de espaços verdes. De planta originalmente pentagonal, apresenta os flancos bem marcados e inseridos na gola; a muralha, que acompanha a inclinação do terreno, é de alvenaria com cunhais de cantaria de calcário e bases de duas guaritas, possuindo, também, dois portões seiscentistas mandados construir pelo Visconde de Manique, sendo que o esquerdo dá acesso ao mirante; no coroamento dos muros localizam-se guardas exteriores de alvenaria, canhoneiras e alegretes intervalados com assentos de pedra.

O Forte de Santa Apolónia, também conhecido como Baluarte de Santa Apolónia ou Bateria do Manique, localiza-se na freguesia de São João, concelho e Distrito de Lisboa, em Portugal.


O conjunto encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público por Decreto de 6 de Março de 1996.
Shared by: Cristina Novais No comments yet
Views: 1301
Share the places of interest to be visited, places you visited on your vacation, or places in your home town that you want to promote.
 
GPS coordinates
Lat : 38.72338120000004   -   Lon : -9.116364722090157
N38° 43' 24.172320000144 "       W9° 6' 58.912999524565"
 
 
 
Comments
Still has no comments for
Santa Apolónia Fort (Lisbon)
If you know Santa Apolónia Fort (Lisbon) Leave your comment

  THANK YOU

 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country