Museu Alberto Sampaio

Museu Alberto Sampaio
Guimarães . Braga . Portugal
 
O Museu de Alberto Sampaio foi criado em 1928 para albergar as colecções da extinta Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e de outras igrejas e conventos da região de Guimarães, então na posse do Estado.
Situa-se em pleno Centro Histórico, no exacto local onde, no século X, a condessa Mumadona instalou um mosteiro, à volta do qual foi surgindo o burgo vimaranense. Os espaços que ocupa pertenciam à Colegiada, e têm valor histórico e artístico: o claustro e as salas medievais que o envolvem, a antiga Casa do Priorado e a Casa do Cabido.
Apresenta importantes colecções de escultura (arquitectural, de vulto e tumulária), cobrindo os períodos medieval e renascentista e prolongando-se até ao século XVIII. A colecção de ourivesaria é das melhores do país: destacam-se o cálice românico de D. Sancho I, a imagem de Santa Maria de Guimarães (séc. XIII), as cruzes processionais, e o magnífico retábulo gótico de prata dourada representando a Natividade, de fins do século XIV.
São também de salientar o loudel que D. João I vestiu na batalha de Aljubarrota; o fresco do século XVI figurando a Degolação de S. João Baptista; a colecção de pintura, dos séculos XVI a XVIII; a talha maneirista e barroca; os paramentos bordados; a azulejaria e a faiança.

Veja o filme de animação sobre o nosso 1º rei "D. Afonso Henriques - Um Rei a Valer"

Horário:
10.00h - 18.00h
Encerrado às segundas e feriados (1 Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 Maio e 25 Dezembro)
Entrada gratuita ao Domingo de manhã

Partilhado por: Turismo de Guimarães Ainda Sem comentários
Visualizações: 3008
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 41.4426401   -   Lon : -8.292256700000053
N41° 26' 33.50436 "       W8° 17' 32.124120000191"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Museu Alberto Sampaio
Se conhece Museu Alberto Sampaio Deixe o seu comentario

  OBRIGADO