Museu de Arte Sacra de São Sebastião

Museu de Arte Sacra de São Sebastião
São Sebastião . São Paulo . Brasil
 
Uma página importante da história de São Sebastião pode ser conhecida através da exposição “Santos Emparedados” do Museu de Arte Sacra. Oito imagens sacras e um quadro de óleo sobre tela compõem a mostra, que estão à disposição de moradores e turistas que passarem pelo Centro Histórico da cidade.

Todas as obras da mostra foram encontradas literalmente emparedadas na Igreja Matriz de São Sebastião, tendo sido resgatadas há mais de uma década, época em que foi realizada a restauração do local. As peças foram remontadas através de um rigoroso processo de recomposição, sendo entregues à população na abertura damostra, em 16 de janeiro de 2013.

Neste mesmo dia foi lançado o “Catálogo do Museu de Arte Sacra de São Sebastião”, criado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico Cultural (Deppat), como objetivo é levar ao conhecimento público o trabalho de restauração do acervo, que traz importantes obras com um rico contexto histórico da cidade.

Rosângela Dias da Ressurreição, diretora do Deppat, conta que é muito gratificante ter feito parte deste processo. “Durante a reforma da Igreja Matriz, no ano de 2001, cinco imagens sacras foram encontradas no interior de uma parede, num vão obstruído no fim do século XIX. A partir daí iniciou-se um longo processo até o restauro”, relembrou.

Restauro

Durante a reforma da Igreja Matriz, no ano de 2001, cinco imagens sacras foram encontradas no interior de uma parede, num vão obstruído no fim do século XIX. O estado de conservação de cada imagem era diferente, porém todas estavam bastante deterioradas, algumas até despedaçadas em centenas de fragmentos. A imagem de Santa Luzia foi restaurada em 2006, mas as demais ficaram catalogadas e armazenadas.

A atual Administração, durante a gestão 2009/2012, por meio do Deppat, recuperou um antigo projeto junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar o restauro destas obras. O BNDES já havia sido acionado anteriormente e destinado uma verba no valor de R$ 56 mil, mas a transação acabou por não se efetivar, sendo este projeto retomado pela Administração de Ernane Primazzi (PSC) por meio de Rosângela Dias da Ressurreição, também gestora do Museu de Arte Sacra, que, ao assumir o cargo, retomou os diálogos com o órgão e conseguiu a viabilização do convênio; a empresa Julio Moraes Conservação e Restauro Ltda., especializada em restauro de imagens sacras, foi contratada para a execução dos trabalhos.

Acervo

1 – Imagem (emparedada): ‘Virgem e o Menino’ – autor não identificado, séculos XVI-XVII, cerâmica.

2 – Imagem (emparedada): ‘Imagem de Bispo’ – autor não identificado, século XVII, cerâmica modelada e policromada.

3 – Imagem (emparedada): ‘Imagem de Cristo’ (crucifixo) – autor não identificado, séculos XVIII-XIX, cera e gesso tingido, modelado e policromado.

4 – Imagem (emparedada): ‘Santo Antônio’ – autor não identificado, século XVII, cerâmica modelada e policromada.

5 – Imagem (emparedada): ‘Santa Luzia’ – autor não identificado – século XIX – cerâmica

6 – Imagem (acervo): ‘Cristo Morto’ – autor não identificado, séculos XVIII-XIX, madeira.

7 – Imagem (acervo): ‘São Gonçalo’ – autor não identificado – séculos XVII-XVIII, cerâmica policromada com adereços em metal e madeira.

8 – Imagem (acervo): ‘São João Batista’ – autor não identificado – séculos XVII-XVIII, madeira entalhada e policromada com adereços em metal.

9 – Tela (acervo): ‘Martírio de São Sebastião’ – autor não identificado – século XIX, óleo sobre tela.

Serviço: o Museu de Arte Sacra de São Sebastião fica à Rua Sebastião Silvestre Neves s/nº, esquina Rua São Gonçalo, e funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 11h e das 13h às 18h, sendo a entrada é gratuita.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 2983
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : -23.804053   -   Lon : -45.400643
S23° 48' 14.5908 "       W45° 24' 2.3148000000001"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Museu de Arte Sacra de São Sebastião
Se conhece Museu de Arte Sacra de São Sebastião Deixe o seu comentario

  OBRIGADO