Museu Mucha (Praga)

Museu Mucha (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
Alfons Mucha é famoso pelas obras do seu período parisiense (1895-1904). Hoje em dia, segue sendo o ícone incontestável do espírito dos anos 1900, os quais foram ilustrados com perfeição por cartazes e figuras associados para sempre ao período da “Belle Epoque”.

Apesar disso, não podemos esquecer que Mucha é antes de tudo, um artista tcheco, apegado a sua terra e ao seu povo, o qual ainda lhe considera como um filho da pátria tcheca. Você pode admirar seus trabalhos na Catedral de São Vito, onde fez alguns vitrais, ou na Casa Municipal (Obecní Dům), edifício emblemático de “Art Nouveau” em Praga. No entanto, para descobrir realmente o artista, o melhor é conhecer o Museu Muchas... Um grande número de suas obras parisienses que o fizeram famoso, encontram-se ali.

A segunda parte do museu é um convite para descobrir a faceta desconhecida do artista. Em exílio durante vários anos, Alfons Mucha foi também um patriota convencido, defensor do povo eslavo em uma época em que o descontentamento reinava dentro do império austrohúngaro. De volta a Bohemia em 1910, foucou sua arte a serviço do movimento do Renascimento Nacional, incluindo em suas figuras, personagens do folclore moravo ou de celebrações do Sokol. Mucha também foi quem desenhou os selos e notas, emblemas e símbolos para a nova República de 1918.

Esta outra realidade destaca a ausência da "Epopeya Eslava" em Praga, que o artista considerava como sua obra prima: um canto lírico grandioso e profético, dedicado ao povo tcheco. Se o projeto de instalação da obra em Praga se concretiza, talvez um dia a obra de Mucha será considerada de maneira mais completa em seu país de origem.

Aberto todos os dias de 10h - 18h
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3294
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.0844519   -   Lon : 14.427450399999998
N50° 5' 4.02684 "       E14° 25' 38.821439999993"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Museu Mucha (Praga)
Se conhece Museu Mucha (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO