Nossa Senhora de Tyn (Praga)

Nossa Senhora de Tyn (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
Apesar das dificuldades para encontrar a sua entrada, esta igreja é um dos monumentos mais destacados da Praça da Cidade Velha e em todo o bairro histórico de Staré Město: rodeada por casas baixas, a igreja de torres pretas – um dos edifícios góticos mais importantes de Praga - merece ser incluída na lista de lugares a serem visitados.

Sendo um bairro tradicionalmente comercial, a Cidade Velha de Praga foi dominada durante a Idade Média por uma burguesia próspera e poderosa. Financiada por esta elite comercial, com a intenção de competir com a Catedral de Praga, localizada do outro lado do Moldava, a igreja Nossa Senhora de Týn, às vezes chamada « catedral dos burgueses », foi construída durante a segunda metade do século XIV no lugar onde encontrava-se um antigo edifício românico, o qual já acolhia na época comerciantes extrangeiros. A igreja encontra-se justo ao lado do pátio de Týn, do qual tem o seu nome, e que era o local onde chegavam as mercadorias que recebiam impostos (Ungelt em alemão).

A história agitada do monumento reflete as mudanças políticas e religiosas do reino de Bohemia ao longo dos séculos: centro de pregadores reformistas desde o século XIV, a igreja foi convertida ao culto hussita no século XV, sendo a sede do único arcebispado da igreja reformada: durante esta época, a cruz latina foi substituída por um imenso cálice de ouro (símbolo da igreja hussita) e uma estátua de Georges de Poděbrady, único rei hussita da história. Durante o período da reconquista católica, o cálice foi fundido e substituído pela virgem, que desde então decora a fachada.

Enquanto a fachada principal para a praça encontra-se escondida por casas baixas, a decoração mais deslumbrante encontra-se em uma de suas fachadas laterais, a qual possui um relevo que representa a crucificação e diversos episódios da Paixão de Cristo.
No interior da igreja, as linhas verticais albergam uma decoração barroca de grande valor artísitico. A tumba em mármore do astrônomo Tycho Brahe está visível na primeira coluna sul.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3452
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.08761819999999   -   Lon : 14.42204300000003
N50° 5' 15.425519999964 "       E14° 25' 19.354800000108"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Nossa Senhora de Tyn (Praga)
Se conhece Nossa Senhora de Tyn (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO