Oradour Sur Glane

Oradour Sur Glane
Oradour-sur-Glane . Aquitaine . França
 
Congelado na história ... Congelado na ignomínia da guerra. Uma vila para sempre marcada pela atrocidade. Um testemunho incrível para as futuras gerações.

Era 10 de junho de 1944. A vida parou em Oradour-sur-Glane. A pequena aldeia de Haute-Vienne perdeu quase todos os seus habitantes. 642 homens, mulheres e crianças foram mortos, baleados, queimados pelos nazistas.


O Massacre de Oradour-sur-Glane foi resultado de um ataque da Terceira Companhia do Primeiro Batalhão de Regimento Der Führer, da SS Division Das Reich das Waffen-SS contra a população indefesa, em 10 de junho de 1944, da comunidade francesa de Oradour-sur-Glane, na aldeia de Haute-Vienne, localizada cerca de vinte quilômetros a noroeste de Limoges. O massacre gerou 642 assassinados: o maior massacre de civis cometidos na França pelos exércitos alemães, contabilizando 190 homens metralhados, 245 mulheres e 207 crianças metralhadas e queimadas na igreja, quase toda a população viu a maior parte dos seus edifícios destruídos, deixando a comunidade em ruínas.

Os depoimentos dos poucos sobreviventes permitiram a reconstituição dos fatos, mas as mortes ou desaparecimentos em combates posteriores da maior parte dos soldados e oficiais que participaram do massacre têm alimentado diferentes teorias sobre as razões pelas quais esta população foi escolhida e a motivação do ataque. De qualquer modo, o caso Oradour, embora irrelevante do ponto de vista militar e sem relação directa com nenhuma ação prévia, foi o palco da frente ocidental das práticas particulares de terror e violência praticados por nazis no marco da política de Guerra Total, experiente desde 1941 e com o fim de intimar a oposição da população civil e a ação de guerrilheiros e partidários, agrupados na França sob o nome de pseudorresistência.


O percurso da segunda panzerdivision SS Das Reich, em maio e junho de 1944.
Ao final da guerra, as ruínas foram mantidas por ordem do governo francês de Charles de Gaulle, como uma lembrança deste crime e símbolo do sofrimento causado pela ocupação nazista, tornando-se um símbolo da mesma forma que os outras vilas da Europa sujeitas a ataques semelhantes como Lídice e Marzabotto, que desejaram também criar um local de reconciliação e unidade nacional.
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 2559
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 45.931004   -   Lon : 1.032489
N45° 55' 51.6144 "       E1° 1' 56.9604"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Oradour Sur Glane
Se conhece Oradour Sur Glane Deixe o seu comentario

  OBRIGADO