Parque da Pena (Sintra)

Parque da Pena (Sintra)
Sintra . Lisboa . Portugal
 
Recusando a rigidez formal dos jardins clássicos e considerando o acidentado do terreno, a fertilidade do solo, a singularidade climática da Serra e o carácter dos horizontes, D. Fernando II planeou o parque de modo a este simular uma naturalidade quase perfeita. Para tal, à semelhança dos devaneios arquitectónicos a que se tinha entregue na concepção do Palácio da Pena, inspirando-se em cenários de óperas e em paisagens longínquas, imaginou para o Parque ambientes diversos, contrastantes, em que a presença do insólito e do exótico fosse marcante. De forma a materializar essa idéia, integrou nos seus projectos os vestígios deixados pelos frades Jerónimos, como, aliás, fez também no Palácio. Projectou lagos ligados entre si por cascatas e importou, para as florestas e matas que imaginou, espécies de plantas representativas de vários pontos do mundo - criptomérias do Japão, fetos da Nova-Zelândia, cedros do Líbano, araucárias do Brasil e tuias da América do Norte - a par de exemplares portugueses, num total de mais de duas mil espécies.

Disseminou ainda pelo Parque pavilhões construídos nos mais diversos estilos arquitectónicos, fontes, bicas, pequenos recantos e miradouros.

Situado a 4 Km do Centro Histórico, no cume da Serra de Sintra
Estrada da Pena - Sintra
2710 -609 Sintra

Acesso:
Ao chegar à vila de Sintra, existem indicações de como encontrar o Parque da Pena. Além disso, existe o autocarro nº 434 com partida na estação ferroviária, passando na vila de Sintra.

Fruto da inspiração de D.Fernando II, o Parque da Pena é o resultado das tendências intelectuais e artísticas do sec. XIX, época do Romantismo. Com a colaboração do Arquitecto Barão de Eschwege e do Engenheiro Barão Kessler, D. Fernando elaborou o projecto de todo o Parque, que viria a envolver o Palácio da Pena.

Fonte: www.cm-sintra.pt
Partilhado por: Cristina Novais Ainda Sem comentários
Visualizações: 3558
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 38.787585   -   Lon : -9.390613700000017
N38° 47' 15.306 "       W9° 23' 26.209320000061"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Parque da Pena (Sintra)
Se conhece Parque da Pena (Sintra) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO