Ponte quinhentista sobre o Rio Ceira em Gois

Ponte quinhentista sobre o Rio Ceira em Gois
Góis . Coimbra . Portugal
 
Ponte quinhentista em forma de quilha e com três arcos, mandada construir em 1533, por D. João III.
Construída sobre o rio Ceira, frente ao centro histórico da vila, a ponte de Góis foi edificada em 1533. No século XVIII erigiu-se, na sua extremidade oeste, uma pequena capela dedicada a São Sebastião.
A estrutura da ponte, de silharia regular, é formada por três arcos apontados em forma de quilha. O arco do meio possui maior vão e altura que os restantes, ostentando nas guardas a jusante um relevo com o escudo nacional ladeado por cruzes de Cristo encimando esferas armilares.
Em 1868 a ponte foi calcetada de novo, o que originou a elevação do pavimento em 10 centímetros e conferiu ao tabuleiro a forma abaulada que possui actualmente. Na mesma campanha de obras foram executados os passeios laterais.
A capela adjacente, de planta hexagonal centralizada, exibe tramos marcados por pilastras e rasgados por óculo polilobado. Na face principal apresenta um portal de gosto barroco, flanqueado por pilastras duplas e encimado por cartela com volutas decorada com um conjunto de setas, alusivas ao padroeiro São Sebastião. O conjunto do portal é rematado por frontão interrompido por óculo com cruz, ladeado por fogaréus. Lateralmente ostenta, à esquerda, o volume da sacristia e, à direita, uma sineira assente sobre o pano murário. O interior do pequeno templo é um espaço único coberto por cúpula com fecho de pedra. Exibe um púlpito de madeira policromada e, ao fundo, o retábulo de talha dourada e policromada, rematado por resplendor segurado por figuras de anjos, que alberga as imagens de vulto de São Sebastião e de Nossa Senhora da Conceição, de manufatura setecentista, e as dos santos Cosme e Damião, datadas do século XIX.
História
A ponte sobre o rio Ceira foi mandada edificar por D. João III em 1533, como atesta o alvará promulgado a 20 de abril desse ano, através do qual o monarca encarregava Simão Fernandes, escudeiro-mor da vila de Recardães, de "Veador e Recebedor do dinheiro da ponte que tenho mandado fazer na Villa de Gois". A obra da ponte revestiu-se da maior importância, uma vez que até então o rio era atravessado a vau.
A data de fundação da Capela de São Sebastião permanece desconhecida; sabe-se que em 1708 Manuel Dias Ourives instituiu um vínculo destinado ao culto na mesma, por disposição testamentaria, não se sabendo se o edifício existia já à data.
No entanto sabe-se que à época da sua construção, o local onde se implanta o templo marcava uma das entradas da vila. Este tipo de localização era comum a muitas igrejas dedicadas ao santo mártir, uma vez que São Sebastião protegia as populações contra a fome, as pestes e a guerra, as capelas que lhe eram dedicadas erguiam-se à entrada das povoações servindo como "barreira protectora" das mesmas.
Em 1810 o edifício sofreu um incêndio, deflagrado pelas tropas de Massena, durante a terceira invasão francesa, sendo restaurada em 1850.
Partilhado por: Toni Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 3549
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 40.154166666667   -   Lon : -8.1122222222222
N40° 9' 15.0000000012 "       W8° 6' 43.99999999992"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Ponte quinhentista sobre o Rio Ceira em Gois
Se conhece Ponte quinhentista sobre o Rio Ceira em Gois Deixe o seu comentario

  OBRIGADO