Rossio Station (Lisbon)

Rossio Station (Lisbon)
Lisboa . Lisboa . Portugal
 
Foi autor do projecto o arquitecto José Luís Monteiro, por encomenda da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses. A obra teve início, em 1886, tendo sido adjudicada a uma empresa belga, e incluiu, além da construção da estação, a escavação do túnel ferroviário, a ligação rodoviária à Calçada do Carmo e a construção do Hotel Palace.

Foi inaugurada em 23 de Novembro de 1890, com o nome de Estação da Avenida.

História

Durante muitos anos o Rossio foi a estação central de Lisboa, estação terminal de comboios nacionais e internacionais, que a ela chegavam pelas Linha de Cintura e Linha do Oeste.

Com o aumento de tráfego da linha de Sintra, a estação do Rossio passou a estar apenas destinada ao tráfego suburbano de passageiros, sendo os restantes comboios transferidos novamente para a estação de Santa Apolónia (com a excepção, durante alguns anos, dos comboios da linha do Oeste).

A linha de acesso à estação foi electrificada em 1956, pondo fim aos problemas ligados ao fumo dentro do túnel.

Edifício

O edifício está classificado desde 1971 como imóvel de interesse público,[1] estando igualmente integrado numa zona de protecção conjunta dos imóveis classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente.[2]

Em termos arquitectónicos, a sua fachada é do estilo neomanuelino. Do conjunto destaca-se igualmente a cobertura do cais de embarque, exemplar da arquitectura do ferro do século XIX.

As plataformas situam-se ao nível do último piso da estação. Existia uma ligação directa ao Hotel Palace. Nos anos 1990 do século XX foi construído um átrio norte subterrâneo com ligação directa à rede de metro e de autocarros nos Restauradores.



A Estação Ferroviária do Rossio é uma estação da linha de Sintra da rede de comboios suburbanos de Lisboa. Fica situada entre o Rossio e a Praça dos Restauradores, em Lisboa.

Obra arquitectónica arrojada para altura, uma vez que se optou incluir numa pública estação de caminho-de-ferro um estilo arquitectónico e uma corrente estética normalmente até aí utilizadas a edifícios Reais, nobres ou de algum modo conotados com o poder.
Shared by: Cristina Novais No comments yet
Views: 1377
Share the places of interest to be visited, places you visited on your vacation, or places in your home town that you want to promote.
 
GPS coordinates
Lat : 38.71451340000001   -   Lon : -9.14169639814758
N38° 42' 52.248240000036 "       W9° 8' 30.107033331288"
 
 
 
Comments
Still has no comments for
Rossio Station (Lisbon)
If you know Rossio Station (Lisbon) Leave your comment

  THANK YOU

 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country
 
Research by country