Sé Catedral do Porto

Sé Catedral do Porto
Porto . Porto . Portugal
 
A Sé Catedral sendo o principal edifício religioso da Diocese, afirma-se como centro aferidor de climas estéticos em sucessivas obras de transformação. Essas soluções artísticas irradiam daqui para a área da sua directa influência.
Na prolongada história da Catedral do Porto destacam-se três fases: dos tempos medievais a fundação que lhe definiu os contornos arquitectónicos; dos tempos modernos, a transformação do edíficio condicionada pela reforma católica, fá-la assumir uma imagem coerente onde as artes de interior - talha, pintura, estuque, e outras - são o seu principal discurso; o último, foi no século XX a intervenção controversa dos Monumentos Nacionais, que pretendeu expurgá-la da sua ambiência barroca levando-a ao purismo formal do período que lhe gizara a forma.

As obras da Catedral tiveram início em finais do século XII e prolongaram-se pelo seguinte. À sua fundação não pode ser alheia a conquista de Lisboa, nem ás suas formas as relações comerciais que a cidade estabelecera com a região de Rochelle, onde parece encontrarem-se as raízes das suas influências. Embora a cabeceira actual seja obra do início do século XVII (Bispo D. Frei Gonçalo Morais), a primitiva possuia capela-mor rodeada por deambulatório, com três capelas radiantes e dois absidíolos. Uma cabeceira com charola, como muitas outras da região limosina. Transepto saliente e corpo da catedral em três naves de cinco tramos. Arquitectonicamente resulta de uma simbiose entre soluções românicas e góticas. Estas vísiveis ainda no uso de arcaturas quebradas, nos pilares polistilos, no uso pioneiro do arcobotante, e na rosácea radial da fachada. Esta era ladeada por duas torres, em parte transformadas no século XVIII, como toda a fachada. Deste periodo fundador destaca-se ainda o belo claustro gótico, com acesso directo da nave da igreja.


Claustros:

Novembro a Março
Segunda a sábado 09.00-12.15/ 14.30-17.30
Domingo e feriados religiosos 14.30-17.30

Abril a Outubro
Segunda a sábado 09.00-12.15/ 14.30-18.30
Domingo e feriados religiosos 14.30-18.30

Igreja:

Novembro a Março
Todos os dias
08.45-12.30/ 14.30-18.00

Abril a Outubro
Todos os dias
08.45-12.30/ 14.30-19.00
Claustro: 3,00 €
Igreja: Gratuito/ Free

Terreiro da Sé
4050-573 Porto

Profundas transformações são empreendidas no século XVIII pelo Cabido em tempo de Sede Vacante (1717-1741), orientadas pelo arquitecto António Pereira. Desta dilatada e coerente campanha metamorfoseou-se um edifício de estrutura medieval, num interior visualmente barroco. No interior coloca-se novo retábulo-mor executado por Miguel Francisco da Silva, em 1729, cujo risco foi encomendado a Lisboa, e que transporta para a cidade do Porto o vocabulário do barroco joanino, ou à romana. Fazem-se novas caixas de orgãos (1727-1728). Estas formas, mais cenográficas, entendem-se quando se compara a estrutura do retábulo-mor, com os retábulos de madeira do transepto concebidos apenas dez anos anos (1719). À excepção da cabeceira, o edifício foi completamente recoberto com elementos arquitectónicos em gesso, definindo uma espécie de falsa arquitectura, no interior da estrutura medieval (Joaquim Jaime B. Ferreira-Alves). Um interior sacro luxuriante ganhava forma, e completava-se com os imensos retábulos de talha dourada que se encontravam ao longo das naves, subsistindo apenas os do transepto.
É para colaborar nesta transformação da Sé que Nicolau Nasoni chega ao Porto em 1725, na qualidade de pintor de perspectiva, cargo que ocupa até 1731. Subsistem pinturas nas paredes laterais da capela-mor, e na sacristia.

Mas as obras estendem-se ao exterior: transforma-se a fachada ocidental, e dota-se a Sé de nova fachada voltada a norte, a galilé ou loggia, dando ao edifício maior visualidade cenográfica.
O Cabido promove ainda obras nos acessos do claustro gótico para as dependências anexas, embeleza-o com azulejos desenhados por António Vital Rifarto, com temas do Cântico Canticos, e renova a sua sede. Destaca-se o tecto em caixotões da sala de reuniões, com painéis em tela de temática alegórica e moral, pintados em 1719-20 pelo artista italiano João Baptista Pachini.

Fonte: www.visitporto.travel
Partilhado por: Jose Antonio Lopes Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 3821
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 41.142826   -   Lon : -8.611183600000004
N41° 8' 34.1736 "       W8° 36' 40.260960000015"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Sé Catedral do Porto
Se conhece Sé Catedral do Porto Deixe o seu comentario

  OBRIGADO