Cidade de Chefchaouene

Cidade de Chefchaouene
Chefchaouen . Tangier-Tétouan . Marrocos
 
Chefchaouen, a Pérola Azul de Marrocos, andar pelas ruas estreitas da medina é querer ficar lá sem data de ir embora. Chefchaouen apresenta cores azul turquesa em todas as casas na sua antiga medina, sendo chamada a cidade azul e por isso considerada por muitos como a localidade mais pitoresca de Marrocos. Localiza-se a norte do país, não muito longe de Tetouan e na sua proximidade encontramos o Parque Natural de Talassemtane.

Tem uma população de cerca de 40 mil habitantes, maioritariamente pertencentes a tribos berberes, agora que vão longe os tempos do fervilhante mellah.

O seu nome popular diz muito sobre a cidade: a maioria dos edifícios da sua medina estão pintados de azul, assim como as suas portas e janelas. Vista de longe, o centro histórico de Chefchaouen é dominado por esta cor, que se confunde com o céu que por estas paragens costuma encontrar-se quase sempre limpo.

Segundo parece, foram os Judeus Sefarditas que trouxeram consigo o hábito de pintar as casas de azul. Para eles esta cor representa o céu e o paraíso, servindo como um omnipresente sinal da necessidade de seguir uma via espiritual na vida. Esta tendência pode ser observada noutros lugares, como em Safed, em Israel, mas foi em Chefchaouen que atingiu maior notoriedade.
Segundo o testemunho dos mais velhos, durante muito tempo esta utilização do azul limitou-se à parte da cidade ocupada pela comunidade judia, o mellah, e há memória de uma medina completamente branca.

Quanto ao seu verdadeiro nome, Chefchaouen, tem origem na localização da cidade, entre dois cumes montanhosos: “Chef” = Olhar e “Chaouen” = “Cornos”.
Partilhado por: Antonio Martins Ainda Sem comentários
Visualizações: 3404
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 35.168473333333   -   Lon : -5.2620866666667
N35° 10' 6.5039999987999 "       W5° 15' 43.51200000012"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Cidade de Chefchaouene
Se conhece Cidade de Chefchaouene Deixe o seu comentario

  OBRIGADO