Žižkov e Vinohrady (Praga)

Žižkov e Vinohrady (Praga)
Praga . Prague Region . República Checa
 
Dois bairros do século XIX ao leste da Cidade Nova que mercem ser visitados: por muito tempo cidades independentes de Praga, Vinohrady convive com Žižkov, habitada pelas classes populares e atualmente, conquistada por artistas bohemios e estudantes.

A construção do bairro de Vinohrady começou na metade do século XIX sobre vinhedos (plantados desde o século XIV por Carlos IV) dos quais herdou seu nome. Alguns nomes de ruas lembram nomes de áreas rurais. A classe média e a burguesia instalaram-se em prédios com fachadas decoradas ao estilo de palácios urbanos (estilo historicista e éclectico, com alguns toques de secessão depois de 1900), ou em grandes vilas rodeadas por jardins. Cidade independente até 1920, Vinohrady foi a segunda cidade mais importante do Reino de Bohemia depois de Praga no começo do século. Símbolo de seu prestígio: os grandes edificios públicos construídos ao redor da praça central Náměstí Míru: a igreja Santa Ludmila (construída pelo arquiteto da catedral Josef Mocker), o teatro neo-barroco Na Vinohradech e a Casa Nacional.

Žižkov é um pouco mais recente, devido aes un poco más reciente, devido ao seu terreno acidentado e pouco edificável, o que lhe dá um aspecto mais pitoresco e irregular. Seus pequenos apartamentos estão destinados a uma classe mais modesta. Entretanto, suas fachadas bem decoradas copiam o estilo das casas de Vinohrady, escondendo de as diferenças sociais do bairro. O arquiteto da catedral Josef Mocker também está presente na cosntrução da igreja de São Prokope, em uma parte exígua e irregular. Condenado a demolição pelos comunistas nos anos 80 para ser substituído por blocos de edifícios, o bairro deve a sua conservação à Revolução de Veludo: desde então é o local de estudantes e artistas de Praga, que apreciam o pitoresco, a vida animada e sua proximidade com o centro da cidade.

O que ver?

- O Parque Rieger, um local de encontro muito apreciado para fazer pic nic durante o verão, que também oferece vistas magníficas do centro histórico e do Castelo de Praga.

- A praça central de Vinohrady, Náměstí Míru ("Praça da Paz") onde encontram-se a igreja neo-gótica de Santa Ludmila, o Teatro Vinohrady e a Casa Nacional.

- A Praça Jiřiho z Poděbrad dominada pela igreja do Sagrado Coração do Nosso Senhor, uma obra de Josip Plečnik da entreguerra, a qual é particularmente admirada pelos amantes da arquitetura.

- A colina de Vitkov, onde está a imensa estátua do guerreiro hussita Jan Žižka e o Memorial Nacional. Esta colina tem uma das vistas mais bonitas do bairro de Žižkov.

- O cemitério de Olšany, onde estão enterradas numerosas personalidades tchecas(entre elas o estudante Jan Palach assassinado em protesto contra os tanques russos em 1968) e o novo cemitério judeu, onde encontra-se a tumba do escritor Franz Kafka (parcela 21).

- A torre de televisão de Žižkov (decorada com bebês enormes do artista David Černy) que oferece uma vista panorâmica da cidade.
Partilhado por: Cristina Nascimento Ainda Sem comentários
Visualizações: 3750
Partilhe os locais de interesse a serem visitados, locais que visitou nas suas férias, ou locais na sua terra que pretenda promover.
 
Coordenadas GPS
Lat : 50.0807333   -   Lon : 14.456686999999988
N50° 4' 50.63988 "       E14° 27' 24.073199999957"
 
 
 
Comentários
Ainda não tem comentários para
Žižkov e Vinohrady (Praga)
Se conhece Žižkov e Vinohrady (Praga) Deixe o seu comentario

  OBRIGADO